terça-feira, 10 de abril de 2018

"Mamãe Chorei": Vitimismo liberal como força de capitalizar audiência

Por: Jean A. G. S. Carvalho

Ciro Gomes e o "mártir" Arthur do Val: não se preocupe, ele sobreviveu (incrivelmente!)


Vitimismo é algo comumente associado à Esquerda. Mas os liberais aprenderam muito bem a lição de casa - especialmente o MBL e um de seus "funcionários", Arthur do Val.

Arthur faz bem o papel de provocador: ele grava vídeos colocando a si mesmo em situações de perigo para, depois, capitalizar em cima das agressões. Em muitos casos, nem é preciso haver agressão: basta algum gatilho para invocar a "violência" sofrida por esse "verdadeiro mártir".

Recentemente, o MBL divulgou chamadas e postagens falando sobre uma agressão sofrida por um de seus lacaios, Arthur do Val. O teor de urgência e alarde em torno da publicação gera a seguinte pergunta: ele está ferido? A vida dele está em perigo? É como se o youtuber tivesse sido desmembrado, desfigurado, baleado ou morto. Mas, não - a lamentação faz parte do teatro, e o MBL aprendeu bem sobre como manipular a própria audiência e capitalizar em cima disso. Como esse caça-níqueis não tem nada a oferecer e não possui nenhum projeto, polemismo, alarde, vitimização e mentiras são suas únicas ferramentas. Esse é o "negócio" de gente que vive faladno sobre "geração de riquezas": o nada.

Arthur tentou provocar Ciro Gomes e o resultado foi uma postagem na própria página do MBL (devidamente compartilhada por dezenas de páginas direitistas e liberais) com teor de urgência: Ciro Gomes, "completamente desequilibrado", teria agredido Arthur. Quem vê a chamada pensa numa agressão terrível, brutal, extremamente violenta.

Mas há um salto entre o choro e a realidade: em vídeos divulgados, Ciro nem de longe comete uma agressão violenta. O tapa, na verdade, é bem leve - nem de perto algo no nível de gravidade propagado pelo antro do MBL.

A capitalização em cima de um evento tão leve é vitimismo, puro e simples. É exatamente esse vitimismo que permite que uma figura nula como Arthur consiga projeção política e se torne um "ícone intelectual", um "mártir" para os liberais. 

Os próprios moleques que compõem o MBL criticam ferozmente aquilo que consideram como vitimismo. É como se, na lógica deles, o fato de alguém reconhecer que os ancestrais foram escravizados e torturados e, a partir disso, buscar melhores condições de vida para os seus, pudesse ser considerado como "vitimismo"; mas fingir ter apanhado e criar todo um alarmismo em torno de uma falsa agressão não é "vitimismo", é um feito notável.

Há uma forte carga de estrogenia no liberalismo e nos liberais em geral. É como se eles assinalassem: "eu gosto de apanhar, eu quero apanhar - eu preciso ser agredido e torço pra conseguir lucrar em cima disso". Arthur já constrói, através de seu próprio grupo de apoiadores, um eleitorado - e ele já declarou que vai se candidatar. Apanhar (ou fingir ter apanhado) é um dos meios que ele já encontrou para atrair público.

O alarmismo criado em cima de um evento inofensivo é típico de grupos que vivem do apelo e do sensacionalismo. O próprio MBL é uma empresa - e apanhar da Esquerda gera lucro. Arthur do Val e todo o séquito que compõe esse caça níquel chamado MBL não estão tão longes da Esquerda cirandeira cujo choro é a maior arma. Ao contrário: o modus operandi de ambos é praticamente o mesmo.



Share:

3 comentários:

  1. Ótimo texto.
    Só uma pergunta: porque não miram no exemplo de um nacionalismo mais "caseiro" como o do Enéias e Gustavo Barroso em vez do lunático Dugin?

    Boa noite.

    ResponderExcluir
  2. Não sou naconalista pois odeio esse estatismo positivista em que se torna ao tomar posse da nação.

    Uma monarquia bem no estilo ultramontana seria uma ótima forma de los livrarmos dos liberais de esquerda e direita.

    Tem alguém no site que conhece o conservadorismo tradicionalista DE VERDADE?
    Quais são suas posições sobre um estado confessional católico?

    Sempre gostei dos textos do Marcus Valério XR desde quando ele postava alguns comentários muito interessantes em posts da "REAL", ele escreve nesse site?

    ResponderExcluir

Visitas

Participe do nosso Fórum Online

Siga-nos no Facebook

Marcadores