sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Trump proíbe compra da empresa de tecnologia Lattice pelos chineses

Por: Jean A. G. S. Carvalho

Trump interferiu diretamente na proibição da compra da Lattice por grupos chineses


Em setembro desse ano, Donald Trump, presidente dos EUA, impediu a tentativa de compra da Lattice (uma empresa estadunidense de tecnologia que fabrica semicondutores) por um grupo apoiado por uma estatal chinesa. Trump justificou sua decisão dizendo que a venda de um setor estratégico dos Estados Unidos para um grupo estrangeiro seria uma ameaça à segurança do país.

Para o governo dos Estados Unidos, a venda da Lattice Semiconductor Corporation para o grupo chinês Canyon Bridge Fund poderia representar uma ameaça à oferta de produtos cruciais para o governo estadunidense, como afirmou o próprio Departamento do Tesouro em nota oficial.

O governo estadunidense tem adotado posturas mais fortes em relação à China, principalmente em questões comerciais e relativas à segurança nacional, inclusive estruturando uma série de investigações sobre a presença de atuação chinesa em ramos da segurança nacional e do comércio de alumínio e aço entre China e EUA.

A política adotada por Trump é a de bloquear qualquer investimento estrangeiro considerado como uma ameaça aos interesses dos Estados Unidos, e ele executa essas políticas por meio do Committe on Foreign Investment in the United States (Comitê sobre Investimento Externo nos Estados Unidos). No caso específico da Lattice, o CFIUS decidiu que a transação comercial representa um risco à segurança nacional dos Estados Unidos e que não pode ser solucionado por meio de processos de mitigação.

Com essa resolução, a Canyon Bridge, a China Venture Capital Fund Corp e a Yitai Capital foram proibidas de adquirir a empresa estadunidense que atende setores de consumidores individuais, indústrias e ramos de comunicações.

A decisão do Tesouro, do Governo e do CFIUS foi justificada pelo fato de que a transação era apoiada por Pequim, o que representava uma provável transferência de propriedades intelectuais estadunidenses para investidores estrangeiros. Os semicondutores fabricados pela Lattice são de importância estratégica para o governo estadunidense. Portanto, a decisão parece bem lógica.

De acordo com o The Wall Street Journal, Trump fez uma intervenção direta no caso depois de ter sido solicitado a entrar no caso e se sobrepor à decisão do CFIUS.




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas

Marcadores