terça-feira, 28 de junho de 2016

Agricultura Orgânica pode alimentar o mundo inteiro

Por Léia G. S. Carvalho

A agricultura orgânica não é apenas viável e rentável como também melhora as condições dos trabalhadores e do ambiente.

Há vários estudos que comprovam a eficácia da agricultura orgânica. Um desses estudos afirma que ela pode alimentar o mundo inteiro. Para os especialistas a solução seria unir métodos orgânicos com o uso de tecnologias disponíveis (usadas nos plantios atuais).

O estudo, feito pela Universidade Estadual de Washington - EUA, mostrou que a agricultura orgânica é eficiente para alimentar toda a população mundial. A pesquisa, liderada pelo professor de Ciência do Solo e Agroecologia John Regalold, juntamente com o doutorando Jonathan Wather, mostra que este tipo de produção além de ter rendimentos suficientes aos produtores, também melhora as condições dos trabalhadores rurais e do ambiente.

O relatório "Agricultura Orgânica no século XXI" contou com análises detalhadas de centenas de outras pesquisas acadêmicas sobre o tema. A proposta foi examinar a eficiência da agricultura ecológica baseada na sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Para os pesquisadores a solução é mesclar os métodos orgânicos com tecnologias modernas utilizadas nas lavouras atuais. Deram ênfase a alguns aspectos: gestão natural das pragas, rotação de culturas, melhoras na condição do solo com o uso de compostagem, diversificação pecuária e agrícola, adubagem verde e animais.

Os acadêmicos autores do estudo garantem que, independente das mudanças climáticas, a agricultura orgânica é capaz de satisfazer as necessidades alimentares do mundo completamente. Justificam a afirmação dizendo que fazendas orgânicas têm potencial para terem grandes rendimentos como consequência de uma maior capacidade de retenção de água nos solos cultivados sem agrotóxicos.

Em questões econômicas, porém, o estudo esclarece que, apesar de ser muito rentável, o cultivo orgânico gera lucros menores do que os habituais. A explicação é óbvia: o uso de pesticidas acaba barateando parte da produção. Mas em compensação o ganho social, ambiental e na própria saúde da população e dos trabalhadores é enorme. As evidências mostram o fato de que sistemas orgânicos agrícolas garantem muito mais benefício social, o que resulta em um planeta mais saudável.

Referências:
Relatório Organic agriculture in the twenty-first century

Site Ciclo Vivo

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas

Participe do nosso Fórum Online

Siga-nos no Facebook