sexta-feira, 18 de março de 2016

Perguntas Frequentes ao Avante


Algumas questões centrais e frequentes são levantadas em relação ao Avante enquanto grupo e organização política, social, cultural e ideológica. Aqui, reunimos os principais questionamentos, esclarecendo-os ao público geral.

1- Quando o Avante foi fundado?
Diversas ações e projetos formaram a ideia daquilo que se tornou o Avante como ele é hoje, muito antes mesmo de sua fundação oficial, em 15 de Maio de 2015.


2- O que é o Avante? 
O Avante é um organismo autônomo e independente de articulação social, cultural, política e ideológica. É a organização de camaradas empenhados em diversas atividades, como a produção textual, grupos de leitura e estudos, tradução, ações sociais (trabalho voluntário, doações, etc.), ações de rua (panfletagem, diálogo e entrevistas de campo) e outras ações (como acampamentos, trilhas, excursões, práticas de artes marciais e defesa pessoal, etc.). Em resumo, somos um grupo de ação e uma alternativa ideológica para todos aqueles que desejam participar de um organismo efetivo de mobilização.


3- Quais os principais ideais?
Os principais ideais do Avante são o aprimoramento pessoal, a ação e a mobilização social e comunitária e a organização autônoma, além do ambientalismo consciente. Estamos bem alinhados aos ideais gerais da Multipolaridade e da Quarta Teoria Política, além de conceitos como a Nova Direita. 


4- Qual a visão política e ideológica do grupo? Esquerda, Direita, Comunismo, Liberalismo?
Nós não nos definimos de modo estreito em uma ideologia específica, e não nos alocamos em um espectro único do panorama político-ideológico. O Avante é um projeto de reconciliação e diálogo entre pontos que foram estabelecidos como opostos, mas que são plenamente conciliáveis. Nosso lema "Esquerda do Trabalho, Direita dos Valores" expressa bem isso: o engajamento social e a valorização trabalhista típicos da Esquerda e a valorização do núcleo familiar, das tradições e do identitarismo valorizados pela Direita consciente. Nós acreditamos que a defesa e o ataque de certas pautas não devem ser ações baseadas em visões delimitadas pelas terminologias políticas, mas sim pela coerência, racionalidade e justiça de se defender ou atacar algo. Assim, defendemos e atacamos certas pautas baseados no valor que elas possuem, e não em determinismos ideológicos. Entretanto, o Avante é um grupo altamente antiliberal e com forte crítica anticapitalista, e esse não é um ponto negociável.


5- Que tipo de pessoas integram o Avante?
Em nossas fileiras, há pessoas dos mais variados níveis de escolaridade, trabalhadores dos mais diversos ramos, homens e mulheres, jovens e adultos maduros. Pessoas de excelente capacidade e com talentos diversos que, somando forças, fazem do grupo um organismo forte, coeso e expansivo.


6- Quais os objetivos do grupo?
Desejamos fortalecer nossos trabalhos atuais e expandir o grupo, aumentando nosso poder de ação e de mobilização. Dessa forma, temos como meta principal estruturar o Avante para agir cada vez mais como um grupo de mídia alternativa, pressão política, mobilização de voluntariado, ativismo ambiental e atividade cultural-filosófica, oferecendo uma alternativa de mobilização para além do panorama atual e da política convencional.


7- Vocês pretendem se tornar um partido político?
O Avante não se estabelece como a construção de um partido político. Nós temos atuação política e ela certamente será intensificada, mas não a faremos pelos meios e instituições convencionais. Em relação a isso, já há outros grupos e pessoas que estabelecem esse projeto e que, se demonstrarem identificação com aquilo que defendemos, terão nosso apoio dentro dessas esferas. Acreditamos que nosso valor político e poder de atuação pode ser muito maior fora desses ambientes convencionais do que dentro deles.


8- Vocês são anti americanistas?
Nós não adotamos o anti-americanismo infantil da Nova Esquerda (que, ironicamente, glorifica todo o estilo de vida ocidental e americanista). Nossas críticas, em relação aos EUA, se referem à política internacional adotada pelo país e suas práticas de governo, não ao povo norte-americano em si, que deve ter o direito de preservar suas próprias identidades culturais e formas de pensamento. Defendemos que os EUA precisam se interessar mais por suas questões internas e abandonar seus projetos de intervenção global que, por motivos óbvios e visíveis, causaram mais instabilidade do que ordem - e cujas consequências são sentidas hoje pelo próprio povo norte-americano.


9- Qual a visão de vocês sobre o sionismo e Israel?
Nosso grupo se posiciona terminantemente contra o sionismo enquanto articulação política, financeira e filosófica e critica as políticas adotadas pelo atual governo israelense, principalmente em relação à questão palestina. Há um morticínio em curso e ele não pode ser negado. O sionismo tem agido como instrumento de desarticulação de nações e elemento de aprisionamento e desmotivação dos orgulhos e autonomias nacionais, funcionando como uma superestrutura global. Entretanto, nossa posição não deve ser vista como um anti judaísmo infantil. Os judeus, como qualquer grupo cultural e étnico, devem preservar sua própria cultura - o que não se deve permitir é a utilização dessa premissa e do sionismo para suprimir o mesmo direito em outros povos, como o que vem acontecendo com os palestinos.


10- Qual a posição do grupo sobre a atual crise política e econômica?
O Avante rejeita as posições de defesa governista. É notória e expressivo o fato de que o atual governo traiu toda a pauta trabalhista sobre a qual havia construído sua identidade e sua plataforma. E é inegável que o povo trabalhador tem sofrido com a perda de seus direitos e de sua estabilidade profissional e econômica. Entretanto, nossas críticas ao governo atual não se alinham aos instrumentos liberais que, se aproveitando da situação corrente, oferecem soluções antigas e ainda piores para o problema. Só existe uma solução: a completa reformulação política e estrutural do país, a defesa da nossa soberania, o desenvolvimento do parque industrial interno e a colocação do Brasil como potência geopolítica. A solução do problema vai muito além de uma simples retirada e da adoção de privatizações a esmo. 


11- O grupo de inspira em alguma figura?
Admiramos figuras dos mais variados espectros ideológicos, seja por suas ações no campo econômico, ideológico ou filosófico ou simplesmente pelo significado anti imperialista e anti globalista contido nelas. Entretanto, nosso apoio a diversas figuras não deve ser visto como uma glorificação ilimitada: nós reconhecemos os erros em cada uma delas e defendemos tão somente aquilo que consideramos como positivo.


12- Em quais lugares do Brasil o Avante está presente?
Estamos presentes, até a data atual, em 13 localidades: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Pará, Bahia, Ceará e Maranhão. Há outros grupos e células em curso e logo faremos a expansão para mais localidades.


13- Como posso participar do Avante?
Para participar do grupo, o interessado deve entrar em contato conosco através de nossa página oficial manifestando sua vontade e as razões pelas quais deseja atuar conosco. Se já houver uma célula ou trabalho em curso na sua localidade, você será colocado em contato com os membros mais próximos de você. Caso não exista uma célula próxima, você poderá iniciar os trabalhos e formar um grupo.


14- O que eu devo esperar participando do Avante? 
Participar do Avante proporciona a possibilidade de conviver com camaradas de ideais parecidos, praticar esportes, acampamentos, artes marciais, participar de grupos de leitura e estudos, fazer trabalho voluntário e ativismo consciente. E, acima de tudo, significa comprometer-se com uma carga de deveres e um mínimo de engajamento, naquilo que você puder e naquilo que estiver ao seu alcance, sempre progredindo mais.


15- O grupo tem algum código de conduta?
Temos as Vinte Regras que servem como um código de conduta e ação para todos os nossos membros. Você pode visualizá-las clicando aqui.



Se você tem interesse em participar conosco, entre em contato:

contatoacaoavante@gmail.com
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas

Participe do nosso Fórum Online

Siga-nos no Facebook